
Workshop "Arquitetura como prática política"
No dia 01/09 a Usina CTAH realizou na Universidade Federal de São João Del Rei, o workshop "Arquitetura como prática política", voltado para estudantes e profissionais do campo da Arquitetura e do Urbanismo e lideranças de movimentos populares de luta por moradia da região.
O workshop foi conduzido por Larissa Viana e Ícaro Vilaça, ambos arquitetos e urbanistas da Usina CTAH, e acontecerá em dois momentos. Houve, inicialmente, uma conferência onde serão apresentados os principais processos desenvolvidos pela Usina CTAH nos últimos 27 anos. A segunda parte da atividade foi realizada como uma formação em torno de dois temas principais: o desenho e o canteiro.
Sobre a USINA_ctah
Fundada em 1990 por profissionais de diversos campos de atuação como uma assessoria técnica a movimentos sociais, a Usina - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado tem atuado no sentido de articular processos que envolvam a capacidade de planejar, projetar e construir pelos próprios trabalhadores, mobilizando fundos públicos em um contexto de luta pelas Reforma Urbana e Agrária. A Usina CTAH já participou da concepção e execução de mais de 5.000 unidades habitacionais, além de centros comunitários, escolas e creches em diversas cidades e em assentamentos rurais, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Também atuou no desenvolvimento de planos urbanísticos, projetos de urbanização de favelas e auxiliou a formação e organização de cooperativas de trabalho. A equipe da assessoria tem intenção de superar a produção autoral e estritamente comercial da Arquitetura e do Urbanismo e busca, para tanto, integrar e engendrar processos alternativos à lógica do capital através de experiências sociais, espaciais, técnicas e estéticas contra-hegemônicas.
Convidados
Larissa Viana é arquiteta e urbanista pela FAU UFC, mestre e doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e atua como arquiteta apoiando movimentos populares na produção de moradias por mutirão e autogestão na assessoria técnica Usina CTAH.
Ícaro Vilaça é arquiteto e urbanista pela FAU UFBA, mestre em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU USP e atua como arquiteto apoiando movimentos populares na produção de moradias por mutirão e autogestão na assessoria técnica Usina CTAH. Em paralelo, tem desenvolvido e participado de diversos projetos culturais relacionados ao campo das artes visuais e da arquitetura e urbanismo, com destaque para os projetos 'Elefante branco com paninho em cima' (São Paulo), 'Usina 25' (São Paulo) e 'Weltstadt' (Salvador/Berlim). Organizou, junto a Paula Constante, o livro 'Usina: entre o projeto e o canteiro' (Edições Aurora, 2016).








